Publicidade  Prefeitura de São Luis

Geral

Transparência no MA avançou no governo Dino

Buscando dar
Buscando superar a última posição no ranking da transparência deixada por Roseana Sarney, Flávio Dino criou uma nova secretaria e implementou programas para a melhorar o acesso à informação no estado

Transparência e controle social são compromissos da atual gestão do Governo do Maranhão, que desde suas primeiras ações prezou por retirar o Estado da última colocação no acesso às informações públicas. Em 4 meses, o Governo aumentou o acesso à informação e ao controle de gastos públicos.

No dia 20 de março de 2015, o Estado aderiu ao programa Brasil Transparente, coordenado pela Controladoria Geral da União, finalmente criando a Lei de Acesso à Informação e implantando os demais procedimentos para garantir que todo cidadão saiba o destino da aplicação do dinheiro público.

Somente com a decisão da atual administração, o Maranhão saiu da última colocação no ranking e iniciou todos os procedimentos para garantir o acesso à informação das contas estaduais. O sistema do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), requisito avaliado pela CGU e identificado no relatório como o déficit do Estado no ranking, só pôde começar a ser implantado no Maranhão a partir da adesão ao programa Brasil Transparente. Seu funcionamento já foi providenciado pelo Governo do Maranhão junto à CGU, com início das operações previsto para o mês de junho de 2015.

O programa Brasil Transparente da CGU existe desde 2013, e desde então o Maranhão foi um dos três Estados a não fazer parte do programa por decisão da administração anterior. Para superar esse legado, nos primeiros quatro meses de Governo a atual gestão aprovou e sancionou a Lei de Acesso à Informação, retirou filtros ilegais do site da transparência que ocultavam gastos do Governo Estadual e dobrou o número de auditores com a contratação de servidores concursados.

9 Comnetários

  1. KKK…….PORRA! AVANÇANDO..?…..SO SE FOR AVANÇANDO PARA O BURACO…….MEU AMIGO BLOGUEIRO (GRACAS A DEUS TEM OUTROS BLOGS P/ MOSTRAR A VERDADE)…ACABEI DE LER Q O MARANHAO TA COM MEDALHA DE BRONZE NA TRANSPARENCIA….É ..MEDALHA DE BRONZE (3º LUGAR) DE TRAS P/ FRERNTE….KKKKK. OU SEJA DE 25 ESTADOS…O MARANHAO TA NA 23º POSICAO….QUASE LA…QUASE CHEGANDO NA ULTIMA…

  2. Vc tá dizendo então que a CGU tá errada é isso? Conversa meu nobre. Esse governo da mudança é apenas uma farsa.

  3. Esse governo Dino em seis meses não disse ainda para que veio…. Não anunciou nada…. As escolas estaduais continuam do jeito que o governo anterior deixou, ou seja, destruídas… coelho neto, bacelar Portela… Pista do Castelão, piscina, castelinho, tudo do mesmo jeito… Estrada da Maioba, estrada de Ribamar….. Mudança? Que mudança?… Está me saindo pior que a encomenda.

  4. Marrapá, isto é o que se pode chamar do supra sumo da cara de pau. Como é que Rodrigo Lago pode falar de ‘transparência’? Ele confessou à Policia, ta no inquérito, que recebeu R $ 84 mil na sua conta pessoal da PR Cardoso distribuidora. O dinheiro foi desviado de um convênio de R $ 500 mil pilas da Saúde de Caxias. O resto, foi pra conta da Opera Prima, produtora do irmão dele, Aderson Neto. Tem farta documentação Este camarada é, no mínimo, receptador de dinheiro publico ROUBADO. Compra um bode e monta nele. E tem baixaria nenhuma para moderar este comentário. Portanto, publique

  5. Se tem alguma coisa que avança nesse governo , essa coisa se chama incompetência , arrogância e inficacia. Ô governo de despreparados, puta merda !

  6. O problema da teoria de que o Maranhão melhorou no rank é que esse rank foi lançado agora, ou seja, é o único lançado até agora… Então vocês estão comparando com qual?

  7. E a prefeitura de São Luís, comandada pelo incompetente edivaldo, que ficou em último lugar no ranking das capitais? estado e prefeitura. pelo visto estamos ferrados.

Comments are closed.