Publicidade  Prefeitura de São Luis

Geral

PSB não descarta candidatura de Bira do Pindaré a prefeito de São Luís

birosca
Bira do Pindaré: possível candidato a prefeito de São Luís pelo PSB

A executiva estadual do Partido Socialista Brasileiro no Maranhão (PSB-MA) ainda não se manifestou sobre a possível fusão com o Partido Popular Socialista (PPS). A principal base do PSB no país é Pernambuco (PE). A cúpula socialista daquele estado, quando reuniu no último dia 07/05, criticou duramente a possibilidade. Segundo eles, o sentimento é de contrariedade e se baseia na preservação da “identidade do partido”.

No Maranhão, não foi divulgada qualquer posicionamento oficial. Algumas lideranças, procuradas pelo blog, concordam com a decisão da executiva estadual de PE. Afirmaram, com vista nas eleições de 2016, que, uma vez confirmada fusão, a candidatura a prefeito de São Luís deverá ser discutida.

Os socialistas maranhenses já revelaram a preferência pelo nome de Bira do Pindaré (PSB), deputado estadual licenciado e atual secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo Flávio Dino. Quem mais perde é a deputada federal Eliziane Gama (PPS), que alimenta o desejo de se lançar candidata à prefeita da Capital.

Caso decidam pela fusão, o PPS deixa de ser um partido com dona e passa a integrar um partido de grupo. Fato que causará desconforto para a deputada federal, que não está acostumada com o modelo. Contudo, resta aguardar o Congresso do PSB, marcado para o próximo mês, quando os socialistas decidirão se haverá a fusão ou não.

Durante a última eleição presidencial, o atual presidente nacional do partido socialista, Carlos Siqueira, saiu da campanha quando Marina passou de vice a candidata à presidente da República pelo PSB, após o trágico acidente que vitimou Eduardo Campos, três integrantes da campanha, além dos dois pilotos. Na época, Siqueira demonstrou todo seu descontentamento pelo nome da aliada de Eliziane Gama. “Não houve engano nenhum. Não estou e não estarei em hipótese alguma na campanha desta senhora”, declarou.