Publicidade  Prefeitura de São Luis

Geral

Agiotagem: Eduardo DP se entrega à Policia Civil e pode fazer delação premiada

Eduardo DP e Arlene Barros: apoiadores de Edinho Lobão e Andrea Murad na última eleição.
Eduardo DP e Arlene Barros: apoiadores de Edinho Lobão e Andrea Murad na última eleição.

A rendição do empresário Eduardo DP à Policia Civil na tarde desta quarta (10) acendeu o sinal de alerta em boa parte da cúpula muradiana. Ao decidir se entregar à polícia após o desbaratamento da operação Imperador – que investiga crimes de agiotagem praticados no Maranhão – Eduardo DP pode estar dando sinais aos seus principais aliados políticos.

A prisão de sua mãe, Arlene Barros (ex-prefeita de Dom Pedro), e apreensão de bens fez com que Eduardo DP, por cerca de 24 horas, pensasse na melhor estratégia para atuar no momento em que foi deflagrada a operação que culminou com prisões, conduções coercitivas e sequestro de bens que podem ter sido comprados como frutos de operações ilegais.

Na noite em que presta depoimento à Superintendência Estadual de Investigações Criminais, corre no meio político a grande possibilidade de que Eduardo DP use o artificio da delação premiada para contribuir nas Investigações e ter a pena atenuada.

Desde que se entregou esta tarde, a inquietação corre solta para as bandas do Olho d’Água. Os destemidos Ricardo e Andrea Murad não têm escondido a curiosidade entre os mais próximos para saber o conteúdo completo das investigações. Ele e outros figurões querem saber até onde foram os inquéritos que resultaram nas prisões.

E para quem tem memória curta, Eduardo DP tem sido longo aliado do grupo Sarney naquela região.

Pelo visto, as investigações contra agiotagem prometem trazer páginas de muita emoção e devem varrer de uma vez por todas esse lamentável crime do Maranhão.

9 Comnetários

  1. Ah é, quer dizer, que “o aparelho excretor”, desse povo não cabe um semente de fumo, é isso mesmo?.
    E os Barões da agiotagem do Maranhão que envolve uma Rede de “Agiotas” do Legislativo e do Judiciário, será que esse pessoal estão tranquilos também, os seus protetores estão bem obrigado?. O tempo dirá!.

  2. Sou enfaticamente contra a tal da “Delação Premiada”, cometeu crime?????
    Responda por ele,,,se não falar agrava-se a pena!!!!!
    Essas regalias só aqui mesmo!!!!

  3. VEJAM COMO SÃO AS COISAS AQUI NO BRASIL. SÓ PORQUE A REDE GLOBO DE TELEVISÃO PASSOU A USAR DE FORMA DE MANTRA A QUESTÃO DA DELAÇÃO PREMIADA, COMEÇA A SURGIR PESSOAS QUE A DELAÇÃO PREMIADA É COISA DE BRASILEIRO PARA NÃO PAGAR PELO CRIME COMETIDO. LEDO ENGANO. PARA OS MENOS AVISADOS, A QUESTÃO DA DELAÇÃO PREMIADA, POR INCRÍVEL QUE POSSA A PARECER, SURGIU NA INGLATERRA, SALVO ENGANO, POR VOLTA DO ANO DE 1775 A 1780, DEVE SER CONFIRMADO. COMO INSTITUTO DE DIREITO FOI USADO NA DÉCADA DE 60 DO SÉCULO PASSADO, COMO MEIO DE PRÊMIO PARA MEMBROS DE QUADRILHA OU BANDO COLABORAR COM A JUSTIÇA. NESSE MESMO SENTIDO A ITÁLIA TAMBÉM A DELAÇÃO PREMIADA PARA COMBATER CRIMES DE TERRORISMO.
    NO BRASIL PASSOU A SER APLICADO NO FINAL DA DÉCADA DE NOVENTA, FINAL DO SÉCULO PASSADO.
    ENTÃO, ANTES DE SE FAZER QUALQUER AFIRMAÇÃO OU COMENTÁRIO, DIZENDO QUE ISSO É COISA DAQUI MESMO, DEVE TOMAR ALGUNS CUIDADOS, SOB PENA DE SER CONSIDERADO OS PONTOS DE VISTAS IMPROCEDENTES, POIS, SE FALAR EM BOBAGEM, ALGUNS PARTICIPANTES FICAM CHATEADOS.
    DIGO ISSO, PORQUE CONSIDERO O ESPAÇO E MOMENTO IMPORTANTE PARA SE DEBATER E FAZER PONDERAÇÕES, MAS COM CONSISTÊNCIA E RESPONSABILIDADE.

  4. O instituto da delação premeada tem se mostrado uma ferramenta excecional usada pela Justiça. A Operação Lava Jato é uma prova disso. Alguns criminosos passaram a colaborar c/ a Justiça entregando os detalhes do jogo criminoso e seus personagens. Em decorrência disso, a Justiça caminhou mais rápido desvendando as engrenagens dos crimes. vários dos comparças, criminosos milionários e bilionários (algo nunca visto em nosso País), já estão presos e outros serão. Q mais criminosos “mudem de lado”, como dizem os Procuradores.

  5. O que a impunidade não faz, durante muito tempo esse povo de D. Pedro, saqueava a cidade e a Prefeitura, sem dó nem pena, ninguém, mas ninguém mesmo fazia nada, quanto mau essa prefeita e sua famiglia fizeram a população dessa cidade, roubaram acintosamente o povo, pensando que nada ia acontecer com eles. É uma prova que a justiça tarda mas não falha.

  6. DESCULPAM-ME. APENAS A TÍTULO DE RETIFICAÇÃO E COMPLETAÇÃO QUANTO A QUESTÃO SUSCITADA, NO QUE DIZ RESPEITO A DELAÇÃO PREMIADA. NA REALIDADE, TEM-SE CONHECIMENTO QUE ANTES DA INGLATERRA NO PERÍODO COMPREENDIDO DE 1775 A 1780 TER APLICADO, MAS NÃO INSTITUTO, PORQUE LÁ O DIREITO NÃO É COMO O NOSSO, OU SEJA, ESCRITO. PARA NÓS, A DELAÇÃO PREMIADA VEIO COM AS ORDENAÇÕES FILIPINAS, COM REGISTRO DE 1603, QUE NO LIVRO V TRAVA DA MATÉRIAS ENTRE OUTRAS. A DELAÇÃO PREMIADA ERA APLICADA QUANDO OS CRIMES DE “LESA A MAJESTADE” E EM OUTRAS QUESTÕES JÁ NO CÁRCERE. POR FIM, ENTRE NÓS TEM O EPISÓDIO FAMOSO, QUAL SEJA: A INCONFIDÊNCIA MINEIRA, ONDE JOAQUIM JOSE DA SILVA XAVIER, TIRADENTES, FOI ENFORCADO. ESSE EPISÓDIO ENVOLVE A DELAÇÃO PREMIADA FEITA POR JOAQUIM SILVÉRIO DOS REIS, QUE ERA INTEGRANTE DA CONSPIRAÇÃO, E LÁ PELAS TANTAS SE TORNOU “CAGUETA”, ENTREGANDO ASSIM SEUS COMPANHEIRO. NAQUELE CASO SE ACOVARDOU. NO CASO DA PETROBRAS, QUE É DIFERENTE DAQUELE, QUEREM FAZER OS DELATORES DE HERÓIS. QUE EM MEU MODESTO VER, NÃO MERECEM SEREM TRATADOS COMO HERÓIS, E SIM COMO BANDIDOS COM TODAS AS AGRAVANTES E QUALIFICADORES DE CRIME HEDIONDO, MAS NOSSA LEGISLAÇÃO NÃO SUPORTA ESSE TIPO APLICAÇÃO. EM FIM, TEMOS QUE CONVIVER COM ESSES GENOCIDAS E NÃO HERÓIS COM QUER VAR CRER A REDE GLOBO DE FORMA VELADA.
    OK! NOBRES PARTICIPANTES E COMENTARISTAS.

  7. Quero saber quando alguem vai fazer alguma coisa para esclarecer os 15 cargos, diga-se de passagem, muito bem remunerados por uma famiglia hà muitos Dias influente em São Bento. É nepotismo direto, cruzado, paralelo, obliquo para tudo em quanto é lado. O Prefeito, que pensa que é, mas não é, pois quem manda mesmo é o sinhozinho Malta, vai se lascar todinho, pois quando menos ele esperar vai estar ilegelivel.
    Angela

  8. Viu!… O Maranhão não fica taras já vai ter também delação premiada. NO que não presta ou somos o primeiro ou chegamos logo depois, é uma desgraça!

Comments are closed.