Publicidade  Prefeitura de São Luis

Geral

Enganométrica: Edinho forja pesquisa para atender padrinho Sarney

edinho-trinta1
Econométrica: pesquisa forjada.

Na semana passada, o patriarca José Sarney deu uma entrevista afirmando que, em duas semanas, seu pupilo Edinho Lobão estaria empatado tecnicamente com Flávio Dino. Não passou nem o prazo dado por Sarney e a campanha de Edinho correu para criar uma pesquisa em que ele aparece empatado.

A pesquisa Econométrica registrada sob o número 0029/2014 no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) foi realizada entre os dias 26 e 31 de julho. Ou seja, mais de uma semana antes da declaração de Sarney. Dentro da pesquisa, uma pergunta vetada pela Justiça Eleitoral: “Você votaria em Edson Lobão Filho, apoiado por Dilma, ou em Flávio Dino, apoiado por Aécio, Serra e Fernando Henrique?”.

A pergunta foi vetada. A Justiça Eleitoral determinou que os advogados da coligação Todos Pelo Maranhão tivessem acesso às cartelas de resposta da empresa Econométrica para aferir os resultados. A empresa descumpriu a decisão judicial e não autorizou o acesso aos advogados.

Ontem, justamente no momento em que o Brasil todo estava atônito com a morte do jovem líder político Eduardo Campos, a assessoria de Edinho soltou uma nota afirmando: “Econométrica aponta empate de 38% entre Dino e Lobão Filho”.

Os números aos quais o título está associado não constam do release. Tampouco estão disponíveis na internet. Da pesquisa divulgada pela Econométrica já cerca de 15 dias, quando foi realizada, em NENHUM dos cenários Edinho chegava perto de 38%. Nem mesmo na pesquisa deles.

Comments are closed.